terça-feira, 26 de junho de 2007

Chá salgado

"Saiste à minha mãe. Ela é que gostava muito de chá. Eu... só bebo para te fazer companhia".

Era sempre assim que a minha avó, que não chegou a conhecer a mãe, começava as nossas "cházadas" domingueiras.

Não era apenas o chá, era todo o cerimonial que o envolvia.
As chávenas brancas com um rebordo dourado, o bule com o chá, a leiteira, o açucareiro, o bolo feito nessa tarde de propósito, scones, biscoitos, tostas, manteiga, compotas várias...

E falávamos de tudo e de nada. Sobretudo, de como íamos ficar cheias demais para o jantar (apesar de a meio do opíparo lanche a minha avó fazer a pergunta sacramental 'então, e que vai querer a minha menina para o jantar?')

Sim, aparentemente saí à minha bisavó. É um orgulho!

O chá de hoje... é chá de saudade.
Vertido directamente do coração para os olhos.

2 comentários:

rosa disse...

as avós sao uns amores!

tenho saudades da minha, das historias que me contava com as mãozitas pousadas no colo.

Anónimo disse...

ai as saudades... também tenho :)